24 outubro 2009

Show de Dita Von Teese agita pin ups (Reportagem)


(São Paulo, BR Press) - Pin ups de todo o Brasil estão em polvorosa depois da confirmação de que Dita Von Teese fará uma apresentação na boate The Week, no próximo dia 28/10. A atriz e dançarina burlesca, responsável por relembrar a estética pin up dos anos 40 e 50, trará ao Brasil o espetáculo Be Cointreauversial, em show reservado para 400 convidados.
Além da apresentação de Dita, outro evento promete agitar o mundo das pin ups. Entre os dias 1 e 8 de novembro, no Bar Z Carniceria, estará em cartaz a exposição "As Garotas do Calendário", que mostra doze ensaios com três pin-ups brasileiras, que em 2010 ilustrarão um calendário no estilo das folhinhas antigas.
Sexys
Pin up girl é como eram chamadas as garotas dos calendários que os soldados, durante a Segunda Guerra Mundial, levavam consigo para acalmar seus anseios e solidão. A origem do termo é justamente a do ato de pendurar as ilustrações em algum lugar.
Numa época de mulheres recatadas e escondidas pelo New Look, estilo criado por Christian Dior e composto por saias amplas abaixo dos joelhos, a imagem das pin ups foi responsável por colocar em evidência a sensualidade feminina de forma mais explícita.
Mais tarde também se tornaram símbolo da cultura pop e passaram a ser cultuadas por amantes do cinema, da moda e de ilustrações. As atrizes Bettie Page, Betty Gable e Marilyn Monroe são algumas das pin ups mais famosas.
Pós-modernas

As novas pin ups são fortemente ligadas ao psychobilly, gênero musical que mistura o punk do final dos anos 70 e começo dos 80 e o rockabilly norte-americano dos anos 50. Dessa mistura vem o novo estilo das garotas, que mescla calças e saias cintura alta, saltos altos, blusas xadrez e vestido de bolinha, com tatuagens, piercings e acessórios de caveira e teias de aranha.
Segundo Livia Schuur e Lilia Marques, adeptas da moda pin up e donas da loja Cherry Pie, especializada em moda dos anos 50, existe um movimento muito forte de pin ups hoje em dia. "Mais do que nunca está tendo muita festa, performance, banda e lojas ligadas ao tema", atestam.
Contrapondo-se à ditadura da magreza, as pin ups representam um padrão de beleza mais acessível. "A pin up realça a beleza natural da mulher, o volume, as formas, as curvas, é algo mais próximo da realidade", acredita Lilia.
Compondo o look
Diversas lojas localizadas na região da Augusta se dedicam ao universo da moda dos anos 50 e apresentam opções para compor um look pin up. Li Steiner, dona da loja Universo Pop, dá algumas dicas do que usar.
"As meninas que seguem o estilo pin up adoram roupas com lacinhos, xadrez, mini saia e short cintura alta, sapato de salto alto em verniz vermelho, fitas e tiaras para o cabelo e também gostam da linha náutica, tudo bem feminino", lista. "Na maquiagem, muito delineador e batom sempre vermelho", completa.
Já Livia e Lilia acreditam que uma pin up que se preze tem que ter um corset. "O corset é o elemento mais característico das pin ups, mas o vestido rodado com cintura marcada também tem bem cara de anos 50", afirmam.
(Aline Botelho/Especial para BR Press)
The Week - Rua Guaicurus, 324; (11) 3872-9966
Bar Z Carniceria - Rua Augusta, 934; (11) 2936-0934
Onde comprar:
Cherry Pie - Galeria Ouro Fino, Loja 119, Rua Augusta, 2690; (11) 3061-2739; http://www.cherrypie.com.br/
Universo Pop - Rua Augusta, 2247; (11) 3062-2064; http://www.universopop.com.br/

Nota do Mundodastrocas: Jamais confunda Mundodastrocas com modinha..aliás isso é banido e proibido aqui. Este post vem apenas informar os visitantes, pois sei que os frequentadores são aqueles que realmente gostam dos sons anos 50/60 & style pin ups e não por modinha. Fica aqui o registro. Abços

+Informações sobre pin-ups visite:




Um comentário:

Soares disse...

Lindona ela e queria ir nesse show,mas deve ser uma fortuna e até me contentei com a entrevista dela aqui no Br